PEA 2025
Confira os materiais pedagógicos e as novidades da temática da nova edição
O Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo foi criado em 2010 com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente.
Seus objetivos gerais são:
- Conscientizar professores e alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental para a responsabilidade compartilhada dos diversos atores da sociedade na gestão adequada de embalagens vazias e outros resíduos sólidos.
- Estimular mudanças atitudinais e o protagonismo desses alunos visando à adoção de práticas de consumo consciente que contribuam para a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos, bem como a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.
Anualmente são distribuídos kits de educação ambiental a escolas públicas e privadas da rede de relacionamento das Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias do Sistema Campo Limpo em todo o país. Esses kits são voltados para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e compreendem: caderno do professor, pôster temático, jogo colaborativo e outros materiais de apoio em sala de aula.
Em 2024, mais de 3.200 escolas participaram do PEA em 378 municípios, localizados em 23 estados. Isso significa mais de 294 mil alunos e 16.000 mil educadores impactados, entre professores e profissionais da equipe gestora das escolas. Em 2025, serão distribuídos 8 mil kits para as escolas inscritas pelas centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo.
Por que abordar o tema da Responsabilidade Compartilhada?
Com a promulgação da Lei Federal nº 12.305, em 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a sociedade brasileira foi convocada a participar e a se responsabilizar pela gestão adequada dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas, em todas as localidades do país. Para que esses compromissos de participação e cidadania sejam efetivados, a PNRS determina a implantação de ações de conscientização da sociedade por meio da educação ambiental, que podem e devem estar integradas ao currículo das escolas de ensino regular.
Assim, um dos principais desafios do PEA Campo Limpo é “traduzir” os princípios básicos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para o público em idade escolar, alinhando seus conteúdos às exigências de políticas educacionais, como:
- Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Fundamental;
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental;
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A proposta do PEA Campo Limpo é contribuir para o fortalecimento da consciência ambiental dos alunos, abordando o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”. Ou seja: todos nós – família, escola, empresas, governo etc. – temos o compromisso de buscar soluções que minimizem os impactos causados por esses resíduos ao meio ambiente.